Tópicos da Aula de Guitarra


INDÍCE

PARTE I: improvisação por centros tonais

 * Centros tonais maiores
      Acordes diatônicos a tonalidade maior
       Exemplos de progressões envolvendo um ou mais centros tonais
*Centros Tonais menores
       Acordes diatônicos a tonalidade menor
       Exemplos de progressões envolvendo um ou mais centros tonais
* Exercícios diatônicos
* Funções harmônicas
       Notas características das funções
       Acordes característicos das funções
* Tenções diatônicas/ notas evitadas
      A análise de escala diatônica sobre os graus diatônicos do centro tonal maior
      Análise da escala diatônica sobre os graus diatônicos do centro tonal menor
* Progressões para prática da improvisação por centros tonais

PARTE II: improvisação sobre V7 secundários, alterados e substitutos

* Dominante secundário
* IIm cadencial
* Escalas para dominantes secundários e IIm cadencial
* V7 (alt) e sub V7
* Progressões para prática da improvisação sobre dominantes secundários, substitutos e alterados.

PARTE III: Escalas pentatônicas

* Aplicações das escala pentatônicas
* Fraseado petatônico
* Progressões para pratica de improvisação pentatônica  


PARTE IV: Escalas simétricas

* Escala Diminuta
* Escala de tons inteiros
* Escala cromática
* Progressões para a prática de improvisação com as escalas simétricas

PARTE V: Improvisação sobre II V I

*  Improvisação sobre II V I maior
*  Improvisação sobre II V I menor

PARTE VI: Solos

* Bossa Nova
* Swing
* F Blues
* Jazz
* Retornos harmônicos 




ÍNDICE
PARTE I - ACORDES

Formação básica dos acordes
Tríades
Tétrades
Acordes com sexta
Acordes suspenso
Acordes com notas de tensão

Padrões modernos de cifragem
Tríades
Tétrades
Acordes com sexta
Acordes suspenso
Acordes com notas de tensão
Indicação das notas de tensão
Indicação das inversões

Formação dos acordes e suas inversões


Formação dos acordes no braço do instrumento
Formação 1-7-3-5 fundamental na 6º corda
Formação 1-5-7-3 fundamental da 4º corda
Formação 1-3-5-7 fundamental na 5º corda
Formação 1-7-3-5 fundamental da 5º corda

Inversões dos Acordes no braço do instrumento
Acordes tipo 7M
Acordes tipo m7
Acordes tipo m7(b5)
Acordes 7
Acordes 7M(#5)
Acordes tipo m(7M)
Acordes tipo dim

Acordes com notas de tensão

Sugestões de acordes em progressões comuns

PARTE II - ARPEJOS
Digitações básicas dos arpejos
Tríades
Tétrades

Superposição dos arpejos

Tabelas de superposição dos arpejos
Acordes tipo 7M ( exemplo C7m)
Acordes tipo m7 (exemplo Cm7)
Acordes tipo m7(b5) (exemplo Cm7(b5))
Acorded tipo m7M (exemplo Cm7M)
Acordes tipo 7m(#5) (exemplo C7M(#5))
Acordes tipo 7 ( exemplo C7)
Acordes tipo º ( exemplo Cº )

Exercícios em arpejos
Estudos sobre IIm7 - V7 - I7M
Estudos sobre IIm7(b5) - V7 - Im7
Estudos sobre V7 - V7
Estudos sobre IIm7 - V7
Estudos sobre V7-V7 com notas alternadas
Estudos sobre V7 - V7 com notas de tensão

PARTE III - Escalas

Escalas diatônicas
Escala maior
Escala menor natural
Escala menor harmônica
Escala menor melódica (real)

Exercícios diatônicos

Escala pentatônicas
Escala pentatônica maior
Escala pentatônica menor

Escalas Blues
Escala blues maior
Escala Blues menor

Escalas Simétricas
Escala diminuta
Escala  diminuta dominante
Escala de tons inteiros

PARTE IV - MODOS

Modos gregos
Classificação dos modos 
 
Graus característicos

Digitações dos modos gregos
Modos gerados pela escala menor melódica

Digitações dos modos gerados pela escala menor melódica

Modos gerados pela escala menor harmônica

Digitações dos modos gerados pela escala menor harmônica
Menor harmônica
Dório #4
Frigio 3M ou Mixolídio b9, b13
Lidio #9

PARTE V- FRASEADO

Desenvolvimento do fraseado IIm7 V7 I7M



Índice:

NOTA DO AUTOR 10
INTERPRETANDO OS DIAGRAMAS 10
SISTEMA NUMÉRICO 11

PARTE 1 - FORMAÇÃO DOS ACORDES 13

INTERVALOS NO BRAQO DO VIOLAO OU GUITARRA 14

FORMAÇÃO BÁSICA DOS ACORDES 16
1-Tríades 16
2- Tétrades 17
3. Notas de Tensão 18

QUADRO DOS INTERVALOS NA FORMAÇÃO DOS ACORDES 19

VISÃO HORIZONTAL DOS ACORDES NO BRAÇO 19

NOTAS DO ACORDE E DE TENSÃO NO BRAÇO DO INSTRUMENTO 20

1 . Acorde tipo 7M/6 20
2. Acorde tipo 7M(#5) 23
3. Acorde tipo m7 24
4. Acorde tipo m7M/6 26
5. Acorde tipo m7(b5) 28
6. Acorde tipo dim 30
7. Acorde tipo 7 34

DIGITAÇÕES ALTERNATIVAS 45
1. Pestanas 45
2. Double stops 49
3. Dedo em alça 51

ACORDES COM CORDAS SOLTAS 52

POLIACORDES 55

ACORDES HÍBRIDOS 55

ACORDES HOMÔNIMOS 56

ACORDES QUARTAIS 57

VOCE SABIA? (CURIOSIDADES HARMÔNICAS) 58

PARTE 1 - PROGRESSÕES HARMÔNICAS 63

ALTERNATIVAS HARMÔNICAS 64

ACORDES DIATÔNICOS 65 

1 . Acordes diatônicos ao tom maior 65
2. Acordes diatônicos ao tom menor 66

ACORDES DIATÔNICOS NO CICLO DAS QUARTAS 67

RESOLUÇÕES DO TRÍTONO 73

RESOLUÇÕES DO ACORDE DIMINUTO 73

MOVIMENTOS DIMINUTOS 74

TRABALHANDO COM AS INVERSÕES 76
1. Harmonizando notas de acorde 78
2. Harmonizando notas de tensão 79
3. Harmonizando notas de aproximação diatônica 79
4. Harmonizando notas de aproximação cromática 79

PARTE 3 - A CONSTRUÇÃO DE UM ARRANJO EM "CHORD MELODY" 83

1. Melodia 84
2. Melodia a duas vozes (contraponto) 82
3. Harmonia básica 86
4. Re-harmonização por acordes diatonicos 86
5. Re-harmonização por dominantes secundários 87
6. Re-harmonização por dominantes substitutos 88
7. Re-harmonização por com uso de inversões 89
8. Re-harmonização com uso de baixo pedal e acorde diminuto 89
9. Exemplo em Chord Melody 92