Aula c/ Wagner P Sil


NÍVEL I 

Prática Instrumental:
.:escalas na primeira posição, solos em várias posições (até figura 8)
.:acordes básicos e acordes básicos com sétima
.:acordes com pestana , acordes de sétima com pestana.
.:afinação por uníssono, por harmônicos e por oitavas.
.:notas no instrumento em todas as regiões (naturais, # e b)
.:acompanhamento:células rítmicas de acompanhamento de bossa, pop, rock, valsa, etc. .:peças simples na 1a e 2a posição.


Leitura e escrita:
.: notas no instrumento e na pauta;
.:leitura rítmica de semibreve até colcheia com ligaduras, pausas e ponto de aumento (padrões rítmicos I e II);

Percepção:
.:ditados melódicos: grave, médio, agudo. Percepção de tonalidade.
.:ditados rítmicos até colcheia (sem ligadura).


Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como no de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.

.:Caderno pautado
.:Método de divisão rítmica (Luiz Chaves) ou similar.
.:Iniciação à leitura e escrita I e II (Maria Lúcia C. Suzigan)
.:Real book / songbooks brasileiros.
.:Método de violão e guitarra, volume 1 (Conrado Paulino)
.:Solos simples de violão (vários autores)
.:La escuela de la Guitarra, Libro I (R. Arenas) (alguns estudos selecionados)
.:Las primeras lecciones de guitarra (J. Sagreras) (alguns estudos selecionados)
.:Arpejos (A. Cano)
.:Solfejo Elementar (Edgar Willems).
.:Album Beatles com playback (Conrado Paulino)
.:Introduction to Acoustic Blues (Kenny Sultan)



NÍVEL II

Teoria:
.:Construção e aplicação de escalas maiores e menores (jônicas e eólias)
.:Análise e inversão de intervalos.

Prática Instrumental:
.:Dedilhados das escalas maiores e menores de uma, duas e três oitavas.
.:Acordes X7(9), X7(b9), X7(#9), X7(13), X7(#5), XMaj7(9), Xm7(b5), X7(4)(9), etc.
.:Acompanhamento: outras células (blues, baião, samba, funk, frevo, etc.)
.:Improvisação conforme o "Método de violão e guitarra, vol. 2". Esquemas (regiões) e transportes utilizando escalas jônicas e eólias.
.:Escala pentatônica, escala pentablues, ligados, bend; intervalos no instrumento.
.:Improvisação com um ou dois centros tonais, maiores e/ou menores; fórmulas (digital patterns).

Leitura e escrita:
.: Leitura rítmica de tercina de colcheia e semicolcheia. Padrões rítmicos III.
.:Escrever músicas (divisão e melodia). 


Percepção:
.:Ditados melódicos: graus conjuntos, melodias diatônicas.
.:Ditados rítmicos: colcheias, tercina de colcheia e semicolcheia
.:Tirar melodias e/ou acompanhamentos simples "de ouvido" 



Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como no
de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
.:Método de divisão rítmica (Luiz Chaves) ou similar.
.:Método de violão e guitarra, vol. II (Conrado Paulino).
.:Real book/ Songbooks brasileiros.
.:Licks 1 (Conrado Paulino).
.:Major and Minor (vol. 24) (Jamey Aebersold)
.:Nothing but the Blues (Vol. 2) (Jamey Aebersold)
.:Solfejo elementar (E. Willems)
.:Ritmos brasileiros para violão (Conrado Paulino)
.:Método de Guitarra (A. Cano)
.:Las segundas lecciones de guitarra (J. Sagreras) (alguns estudos selecionados)
.:Fusion (Don Mock)
.:Jazz Rock (Steve Freeman)
.:Hot Lines Series: Blues by Robben Ford.
.:Composições brasileiras para violão solo (vários)
.:Treinamento elementar para músicos (Paul Hindemith) 



NÍVEL III

Teoria:
.:Construir tríades maiores, menores, aumentadas ou diminutas, em todas as inversões.
.:Construir acordes com sétima (X7, XMaj7 e Xm7) em todas as inversões.
.:Escrever e analisar todos os intervalos.
.:Construir campo harmônico jônico em todas as tonalidades.
.:Construção e aplicação de escalas modais.

Prática Instrumental:
.:Tríades no instrumento:
- maiores fechadas (12)
- menores fechadas (12)
- maiores abertas (24)
- menores abertas (24)
.:Acordes com sétima no instrumento: 
- X7 abertura 1 (12), abertura 2 (8) e abertura 3 (4)
- Xm7 abertura 1 (12), abertura 2 (8) e abertura 3 (4)
- XMaj7 abertura 1 (12), abertura 2 (8) e abertura 3 (4)
.:Solo: arranjos para violão e/ou guitarra utilizando tríades abertas ou fechadas. 
.:Idem com acordes com sétima.
.:Acordes com sétima harpejados (single note).
.:Apoio com tríades e/ou acordes com sétima.
.:Improvisação: utilizar as cinco regiões das escalas jônicas, eólias, dóricas, mixolidias, pentatonicas e pentablues, em todas as tonalidades; fórmulas.

Leitura e escrita:
.: Leitura rítmica de semicolcheias, sextinas e outras células combinando a figura 16; compassos compostos.
.: Escrever músicas (divisão, melodia e harmonia)
.: Escrever os próprios arranjos solados. 


Percepção:
.:Percepção melódica: escalas maiores, escalas menores, 1a , 3a , 5a , 8a.
.:Percepção harmônica: tríades maiores e menores, função tônica e dominante.
.:Percepção rítmica: células combinando figura 8 e figura 16 com pausas, ponto, ligadura e valores irregulares.
.:Tirar acompanhamentos e/ou melodias "de ouvido". 



Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como no
de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
.:Método de Violão e Guitarra Vol. III (Conrado Paulino)
.:Método de Divisão Rítmica (Luiz Chaves) ou similar.
.:Improvisos (Fernando Mota)
.:Real book/ Songbooks brasileiros.
.:Hot Lines Jazz/Fusion (Conrado Paulino).
.:Gettin'it Togheter (vol. 21), Minor Blues (Vol 57) Herbie Hancock (Vol. 11) e outros(Jamey Aebersold)
.:Solfejo elementar (E. Willems)
.:Ritmos brasileiros para violão (Conrado Paulino)
.:Fusion (Don Mock)
.:Artful Arpeggios (Don Mock)
.:Amazing Phrazing (Jeff Schroedl)
.:Composições brasileiras para violão solo (Garoto, Baden e outros)
.:Treinamento elementar para músicos (Paul Hindemith).
.:Playin' the Blues (Robben Ford)


NÍVEL IV

Teoria:
.:Construir a série harmônica.
.:Função dos acordes do campo harmônico, trítono, encadeamento.
.:Dominantes secundários e suas extensões, princípios de harmonia moderna, progressões e cadências. Cadências dominante, subdominante maior, subdominante menor e suas substituições e extensões.
.:Construção e aplicação de escalas tônicas, menores e dominantes.
.:Análise harmônica I.
.:Construção, inversões, distribuição e equivalências de acordes com graus altos.
.:Acompanhamento: apoio I.

Prática Instrumental:
.:Arranjos para violão e/ou guitarra aplicando a construção e distribuição dos acordes com sétima, os ornamentos e as substituições harmônicas.
.:Apoio com tríades, tríades substitutas, acordes com sétima e acordes com nona.
.:Improvisação: progressões abrangendo duas ou três escalas de tipos diferentes nas cinco regiões. Combinações de escalas tônicas, menores e dominantes.
.:Inversões e aberturas de acordes Xm7(b5), X7(#11), X7(#5), Xdim,etc.
.:Fórmulas irregulares aplicadas nas escalas e nos arpejos. Idem com acordes com sétima. 


Leitura e escrita:
.:Leitura rítmica de valores irregulares e compassos compostos.
.:Escrever músicas (divisão, melodia e harmonia)
.:Escrever os próprios arranjos solados. 


Percepção:
.:Percepção melódica: todos os intervalos.
.:Percepção harmônica vertical: tríades maiores, menores, aumentadas e diminutas, tétrades (fechadas, abertas e invertidas)
.:Percepção harmônica horizontal: cadência dominante e subdominante, seqüências dentro do campo harmônico com 2, 4, 6 ou 8 acordes.
.:Percepção rítmica: células combinando figura 8 e figura 16 com pausas, ponto, ligadura e valores irregulares.
.:Tirar acompanhamentos e/ou melodias "de ouvido". 



Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como no
de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
.:Progressões Modernas e Cadências (Amilton Godoy)
.:Real Book/ Songbooks brasileiros.
.:A New Approach to Jazz Improvisation (Vol. 1) (Jamey Aebersold)
.:The II-V-I Progression (Vol 3) (Jamey Aebersold)
.:Ten Favorite Standards Solos by Jimmy Raney (Vol. 20) (J. Aebersold)
.:Minor Blues (Vol. 57) (Jamey Aebersold)
.:Herbie Hancock (Vol. 11) (Jamey Aebersold)
.:Melodic First Sight Read (William Leavitt)
.:Melodic Rhytms for Guitar (William Leavitt)
.:Composições brasileiras para violão solo (Garoto, Baden e outros)
.:Cinco Prelúdios (H. Villalobos)
.:26 Estudios para Guitarra (F.Sor) (Revisão de Roberto Lara)
.:12 Composiciones para Guitarra (F.Tarrega) (Revisão de I.Sávio)
.:Treinamento elementar para músicos (Paul Hindemith).


NÍVEL V

Teoria:
.:Regras de construção de acordes, uso das ornamentações, equivalências.
.:Rearmonização, retardos, análise harmônica II, campos harmônicos menores.
.:Apoio II (acordes sem tônica), células rítmicas de apoio.
.:Construção de todas as escalas tônicas, menores e dominantes; análise melódico,..escolha de escalas.
.:Articulação, acentuação e ornamentos aplicados à improvisação.

Prática Instrumental:
.:Arranjos para violão e/ou guitarra aplicando a rearmonização, walking bass e condução>de vozes.          
.:Apoio II, encadeamentos, equivalências.
.:Harmonia com walking bass.
.:Improvisação utilizando as novas escalas em todas as tonalidades, nas cinco regiões,>utilizando oitavas, terças, sextas (double stop) e recursos de articulação.
.:Inversões e aberturas de acordes Xm7(b5), X7(#11), X7(#5), Xdim, etc.


Leitura e escrita:
.:Leitura rítmica e melódica à primeira vista.
.:Escrever músicas (divisão, melodia e harmonia)
.:Escrever os próprios arranjos solados e os improvisos. 


Percepção:
.:Percepção melódica: todos os intervalos.
.:Percepção harmônica vertical: acordes X7, Xm7, XMaj7, Xdim, Xm7(b5), etc.
.:Percepção rítmica: células combinando todas as figuras com pausas, ponto, ligadura e valores irregulares.
.:Percepção harmônica horizontal: II_V-I / IV-V-I / IVm-V-I / V>V>I / I-V>II_V / I-V>VI-V / Im-V / Im,IVm / etc. Também SubV e VII dim
.:Escrever melodias "de ouvido", sem o instrumento. 



Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como no
de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
.:Real Book/ Songbooks brasileiros.
.:The II-V-I Progression (Vol 3) (Jamey Aebersold)
.:Turnarounds & Cycles (Vol. 16) (Jamey Aebersold)
.:Ten Favorite Standards Solos by Jimmy Raney (Vol. 20) (J. Aebersold)
.:Melodic First Sight Read (William Leavitt)
.:Melodic Rhytms for Guitar (William Leavitt)
.:Tune Up! (Vol. 67) (Jamey Aebersold)
.:Peças selecionadas para violão (Garoto, Belinatti, Baden, etc.)
.:Cinco Prelúdios (H. Villalobos)
.:26 Estudios para Guitarra (F.Sor) (Revisão de Roberto Lara)
.:12 Composiciones para Guitarra (F.Tarrega) (Revisão de I.Sávio)
.:Treinamento elementar para músicos (Paul Hindemith).
.:Solos selecionados para guitarra (Pat Martino, Pat Metheny, George Benson,..Wes Montgomery, Joe Pass, etc.)



NÍVEL VI 

Teoria:
.:Construção de blocos de três ou quatro vozes.
.:Análise e escolha das escalas em função da harmonia.
.:Articulação, acentuação e ornamentos aplicados à improvisação e arranjo.


Prática Instrumental:

.:Bloco simples, bloco rearmonizado, arranjos para violão e/ou guitarra aplicando a rearmonização, walking bass e condução de vozes.
.:Trabalho de solo, duo, trio ou quarteto.
.:Improvisação em qualquer harmonia.
.:Repertório tocado em várias formações, aplicando todos os recursos teóricos e técnicos adquiridos.


Leitura e escrita:
.:Leitura rítmica e melódica à primeira vista.
.:Escrever músicas sem instrumento (divisão, melodia e harmonia) 


Percepção:

.:Percepção melódica: todos os intervalos em tonalidades maiores e menores, com ou sem modulação. .:Percepção harmônica vertical: todos os tipos de acordes com sétima invertidos. Outros tipos na posição fundamental. .:Percepção rítmica: células combinando todas as figuras com pausas, ponto, ligadura e valores irregulares. .:Percepção harmônica horizontal:progressões em tonalidades maiores ou menores, com ou sem modulação. 


Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como
no de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
.:Real Book/ Songbooks brasileiros.
.:Turnarounds & Cycles (Vol. 16) (Jamey Aebersold)
.:Melodic First Sight Read (William Leavitt)
.:Melodic Rhytms for Guitar (William Leavitt)
.:Álbuns de composições e/ou arranjos de guitarristas (Mike Stern, Scott Henderson, Pat>Martino, Martin Taylor, Joe Pass, etc.)
.:Countdown to Giant Steps (Vol. 75) (Jamey Aebersold)
.:Giant Steps (Vol. 68) (Jamey Aebersold)
.:The Guitar Works of Baden Powell (transcrições de Edmar Fenício)