Acordes de violão



Tríade

Tríade.
Tríade é um acorde de 3 notas montado sobre uma escala, normalmente a diatônica, com a sobreposição de duas terças. Suas três notas constituintes são a fundamental, nota mais grave e que dá o nome ao acorde, a 3ª, também chamada nota modal, que determina o caráter do acorde (maior ou menor) e a 5ª.
Existem 4 tipos de tríades possíveis de serem montadas a partir das escalas diatônicas maior e menor. São elas:
Tríades sobre a escala de dó maior.
Tríades sobre a escala de lá menor harmônica.
    • Tríade maior: um intervalo de 3ª maior sob um intervalo de 3ª menor, formando o intervalo de 5ª justa entre a primeira e a terceira nota da tríade. É encontrado nos graus I, IV e V da escala diatônica maior e nos graus V e VI da escala menor harmônica.
Tríades maiores na escala de dó maior.
Tríades maiores na escala de lá menor harmônica.
    • Tríade menor: um intervalo de 3ª menor sob um intervalo de 3ª maior, formando o intervalo de 5ª justa entre a primeira e a terceira nota da tríade. É encontrado nos graus II, III e VI da escala maior e nos graus I e IV da escala menor harmônica.
Tríades menores na escala de dó maior.
Tríades menores na escala de lá menor harmônica.
    • Tríade diminuta: um intervalo de 3ª menor sob outro intervalo de 3ª menor, formando o intervalo de 5ª diminuta entre a primeira e a terceira nota da tríade. É encontrado no grau VII da escala maior e nos II e VII graus da escala menor harmônica.
Tríade diminuta na escala de dó maior.
Tríades diminutas na escala de lá menor harmônica.
    • Tríade aumentada: um intervalo de 3ª maior sob outro intervalo de 3ª maior, formando o intervalo de 5ª aumentada entre a primeira e a terceira nota da tríade. É encontrado no grau III da escala menor harmônica.
Tríade aumentada na escala de lá menor harmônica.
Todos os acordes seguem um padrão relativo,e nesses casos é necessário obedecer esses padrões. existem dois tipos básicos de acordes: consonantes e dissonantes (ver: Consonância e dissonância). consonantes: acordes básicos normais, que seguem padrões naturais, sem alterações. ex:dó maior. dissonates: acordes com baixos variados, geralmente com a terça como baixo. Mas nesses acordes existem variações,pois também é possivel que a quinta seja o baixo no acorde, nesses casos os acordes são chamados de dissonantes. ex: ré maior com fá sustenido no baixo. existe uma divisão mais complexa dos acordes,classificando-os em quatro tipos de acordes: maior, menor, diminuta e aumentada. maior: acordes com o baixo, terça e quinta justa (normais) menor: baixo e quinta normais, mais a terça é bemol (menor) diminuta: acordes com baixo justo, com terça menor(bemol), quinta bemol, e sétima menor (bemol). aumentado: baixo e terça justas, e quintasustenida (aumentado)

[editar]Tipos

Os acordes podem ser classificados quanto à:
    • Posição
      • cerrada: não há espaço para a colocação de nenhuma nota formadora do acorde entre as vozes de soprano e contralto ou as vozes de contralto e tenor.
      • aberta: há espaço para a colocação de notas formadoras do acorde entre as vozes de soprano e contralto ou as vozes de contralto e tenor.
    • Nota do soprano: define-se a posição de oitava, de terça ou de quinta a partir do aparecimento dessas notas no soprano.
    • Tríade formadora:
      • Perfeito maior: quando é formado sobre uma tríade maior.
      • Perfeito menor: quando é formado sobre uma tríade menor.
      • Imperfeito: quando é formado sobre uma tríade diminuta ou aumentada.
    • Inversão:
      • Estado fundamental: a primeira nota formadora do acorde (fundamental) aparece como base do acorde.
      • Primeira inversão: a segunda nota formadora do acorde (3ª) aparece como base do acorde
      • Segunda inversão: a terceira nota formadora do acorde (5ª) aparece como base do acorde
    • Modo de execução:
      • Simultâneo: as notas são executadas ao mesmo tempo.
      • Harpejado: as notas são executadas uma após a outra.
    • Quantidade de notas: os acordes podem ter 3, 4, 5, 6, etc. notas diferentes em sua formação

[editar]Notação

  • Os acordes aparecem notados com a primeira letra maiúscula quando se tratar de um acorde perfeito maior:
 - dó maior
 - ré maior
Mi - mi maior
 - fá maior
Sol - sol maior
 - lá maior
Si - si maior
  • Os acordes aparecem notados com a primeira letra minúscula quando se tratar de um acorde perfeito menor:
dó - dó menor
ré - ré menor
mi - mi menor
fá - fá menor
sol - sol menor
lá - lá menor
si - si menor

  • Quando forem acordes diminutos ou aumentados, escreve-se dim ou aum após o nome do acorde:
dó dim - dó diminuto
ré aum - ré aumentado

CIFRAS


Outra maneira de notar os acordes é através da cifra, ou notação anglo-saxônica. Nela, os nomes dos acordes são identificados pelas primeiras sete letras do alfabeto, a começar pelo acorde de fundamental lá, que recebeu a denominação A. Para a indicação de acordes menores, faz-se o uso da letra m minúscula após a letra denominativa. No caso do acorde ser diminuto ou aumentado, os símbolos dim, 5° ou 5 dim, no caso dos diminutos, e +, +5 e 5 aum são empregados para os aumentados. Para novas notas acrescentadas ao acorde, coloca-se o número equivalente ao intervalo entre esta nota e a fundamental do acorde, como, por exemplo, o número 7 indicará um acorde com 7ª. Ainda, a depender do intervalo, caso ele seja menor, acrescenta-se um sinal de - antes do número (-7 é a cifra para 7ª menor) ou + para os casos de intervalos aumentados.
Lá = A
Si = B (sistema inglês)
Si = H (sistema alemão), sendo B equivalente a si bemol.
Dó = C
Ré = D
Mi = E
Fá = F
Sol = G
Am = lá menor
G7 = Sol maior com sétima
C7M = dó maior com sétima maior
Dm5+ = ré menor com quinta aumentada

[editar]Acordes de violão

CDEFGAB
MaiorC-Dur (offen)D-Dur (offen)E-Dur (offen)F-Dur (verschiebbar)G-Dur (offen)A-Dur (offen)H-Dur (verschiebbar)
MenorC-Moll (Barré)D-Moll (offen)E-Moll (offen)F-Moll (Barré)G-Moll (Barré)A-Moll (offen)H-Moll (verschiebbar)
7C 7.D 7.E 7.F7 (Barré)G 7.A 7.H7.
Menor7C-Moll 7.D-Moll 7.E-Moll 7.Fm7 (Barré)G-Moll 7.A-Moll 7.Hm7 (Barré)
sus4Csus4.Dsus4.Esus4.Gsus4.Asus4.
7#9E 7#9.A 7#9.
7add9A 7add9.
5C5 (Powerchord)D5 (Powerchord)F5 (Powerchord)G5 (Powerchord)A5 (Powerchord)

[editar]Outros Acordes