PARTE I: improvisação por centros tonais
* Centros tonais maiores
Acordes diatônicos a tonalidade maior
Exemplos de progressões envolvendo um ou mais centros tonais
*Centros Tonais menores
Acordes diatônicos a tonalidade menor
Exemplos de progressões envolvendo um ou mais centros tonais
* Exercícios diatônicos
* Funções harmônicas
Notas características das funções
Acordes característicos das funções
* Tenções diatônicas/ notas evitadas
A análise de escala diatônica sobre os graus diatônicos do centro tonal maior
Análise da escala diatônica sobre os graus diatônicos do centro tonal menor
* Progressões para prática da improvisação por centros tonais
Acordes diatônicos a tonalidade maior
Exemplos de progressões envolvendo um ou mais centros tonais
*Centros Tonais menores
Acordes diatônicos a tonalidade menor
Exemplos de progressões envolvendo um ou mais centros tonais
* Exercícios diatônicos
* Funções harmônicas
Notas características das funções
Acordes característicos das funções
* Tenções diatônicas/ notas evitadas
A análise de escala diatônica sobre os graus diatônicos do centro tonal maior
Análise da escala diatônica sobre os graus diatônicos do centro tonal menor
* Progressões para prática da improvisação por centros tonais
PARTE II: improvisação sobre V7 secundários, alterados e substitutos
* Dominante secundário
* IIm cadencial
* Escalas para dominantes secundários e IIm cadencial
* V7 (alt) e sub V7
* Progressões para prática da improvisação sobre dominantes secundários, substitutos e alterados.
* IIm cadencial
* Escalas para dominantes secundários e IIm cadencial
* V7 (alt) e sub V7
* Progressões para prática da improvisação sobre dominantes secundários, substitutos e alterados.
PARTE III: Escalas pentatônicas
* Aplicações das escala pentatônicas
* Fraseado petatônico
* Progressões para pratica de improvisação pentatônica
* Fraseado petatônico
* Progressões para pratica de improvisação pentatônica
PARTE IV: Escalas simétricas
* Escala Diminuta
* Escala de tons inteiros
* Escala cromática
* Progressões para a prática de improvisação com as escalas simétricas
* Escala de tons inteiros
* Escala cromática
* Progressões para a prática de improvisação com as escalas simétricas
PARTE V: Improvisação sobre II V I
* Improvisação sobre II V I maior
* Improvisação sobre II V I menor
* Improvisação sobre II V I maior
* Improvisação sobre II V I menor
PARTE VI: Solos
* Bossa Nova
* Swing
* F Blues
* Jazz
* Retornos harmônicos
* Swing
* F Blues
* Jazz
* Retornos harmônicos
ÍNDICE
PARTE I - ACORDES
Formação básica dos acordes
Tríades
Tétrades
Acordes com sexta
Acordes suspenso
Acordes com notas de tensão
Tríades
Tétrades
Acordes com sexta
Acordes suspenso
Acordes com notas de tensão
Padrões modernos de cifragem
Tríades
Tétrades
Acordes com sexta
Acordes suspenso
Acordes com notas de tensão
Indicação das notas de tensão
Indicação das inversões
Tríades
Tétrades
Acordes com sexta
Acordes suspenso
Acordes com notas de tensão
Indicação das notas de tensão
Indicação das inversões
Formação dos acordes e suas inversões
Formação dos acordes no braço do instrumento
Formação 1-7-3-5 fundamental na 6º corda
Formação 1-5-7-3 fundamental da 4º corda
Formação 1-3-5-7 fundamental na 5º corda
Formação 1-7-3-5 fundamental da 5º corda
Inversões dos Acordes no braço do instrumento
Acordes tipo 7M
Acordes tipo m7
Acordes tipo m7(b5)
Acordes 7
Acordes 7M(#5)
Acordes tipo m(7M)
Acordes tipo dim
Acordes tipo 7M
Acordes tipo m7
Acordes tipo m7(b5)
Acordes 7
Acordes 7M(#5)
Acordes tipo m(7M)
Acordes tipo dim
Acordes com notas de tensão
Sugestões de acordes em progressões comuns
PARTE II - ARPEJOS
Digitações básicas dos arpejos
Tríades
Tétrades
Digitações básicas dos arpejos
Tríades
Tétrades
Superposição dos arpejos
Tabelas de superposição dos arpejos
Acordes tipo 7M ( exemplo C7m)
Acordes tipo m7 (exemplo Cm7)
Acordes tipo m7(b5) (exemplo Cm7(b5))
Acorded tipo m7M (exemplo Cm7M)
Acordes tipo 7m(#5) (exemplo C7M(#5))
Acordes tipo 7 ( exemplo C7)
Acordes tipo º ( exemplo Cº )
Tabelas de superposição dos arpejos
Acordes tipo 7M ( exemplo C7m)
Acordes tipo m7 (exemplo Cm7)
Acordes tipo m7(b5) (exemplo Cm7(b5))
Acorded tipo m7M (exemplo Cm7M)
Acordes tipo 7m(#5) (exemplo C7M(#5))
Acordes tipo 7 ( exemplo C7)
Acordes tipo º ( exemplo Cº )
Exercícios em arpejos
Estudos sobre IIm7 - V7 - I7M
Estudos sobre IIm7(b5) - V7 - Im7
Estudos sobre V7 - V7
Estudos sobre IIm7 - V7
Estudos sobre V7-V7 com notas alternadas
Estudos sobre V7 - V7 com notas de tensão
Estudos sobre IIm7 - V7 - I7M
Estudos sobre IIm7(b5) - V7 - Im7
Estudos sobre V7 - V7
Estudos sobre IIm7 - V7
Estudos sobre V7-V7 com notas alternadas
Estudos sobre V7 - V7 com notas de tensão
PARTE III - Escalas
Escalas diatônicas
Escala maior
Escala menor natural
Escala menor harmônica
Escala menor melódica (real)
Escala maior
Escala menor natural
Escala menor harmônica
Escala menor melódica (real)
Exercícios diatônicos
Escala pentatônicas
Escala pentatônica maior
Escala pentatônica menor
Escala pentatônica maior
Escala pentatônica menor
Escalas Blues
Escala blues maior
Escala Blues menor
Escala blues maior
Escala Blues menor
Escalas Simétricas
Escala diminuta
Escala diminuta dominante
Escala de tons inteiros
Escala diminuta
Escala diminuta dominante
Escala de tons inteiros
PARTE IV - MODOS
Modos gregos
Classificação dos modos
Graus característicos
Classificação dos modos
Graus característicos
Digitações dos modos gregos
Modos gerados pela escala menor melódica
Modos gerados pela escala menor melódica
Digitações dos modos gerados pela escala menor melódica
Modos gerados pela escala menor harmônica
Digitações dos modos gerados pela escala menor harmônica
Menor harmônica
Dório #4
Frigio 3M ou Mixolídio b9, b13
Lidio #9
Menor harmônica
Dório #4
Frigio 3M ou Mixolídio b9, b13
Lidio #9
PARTE V- FRASEADO
Desenvolvimento do fraseado IIm7 V7 I7M
Índice:
NOTA DO AUTOR 10
INTERPRETANDO OS DIAGRAMAS 10
SISTEMA NUMÉRICO 11
INTERPRETANDO OS DIAGRAMAS 10
SISTEMA NUMÉRICO 11
PARTE 1 - FORMAÇÃO DOS ACORDES 13
INTERVALOS NO BRAQO DO VIOLAO OU GUITARRA 14
FORMAÇÃO BÁSICA DOS ACORDES 16
1-Tríades 16
2- Tétrades 17
3. Notas de Tensão 18
FORMAÇÃO BÁSICA DOS ACORDES 16
1-Tríades 16
2- Tétrades 17
3. Notas de Tensão 18
QUADRO DOS INTERVALOS NA FORMAÇÃO DOS ACORDES 19
VISÃO HORIZONTAL DOS ACORDES NO BRAÇO 19
VISÃO HORIZONTAL DOS ACORDES NO BRAÇO 19
NOTAS DO ACORDE E DE TENSÃO NO BRAÇO DO INSTRUMENTO 20
1 . Acorde tipo 7M/6 20
2. Acorde tipo 7M(#5) 23
3. Acorde tipo m7 24
4. Acorde tipo m7M/6 26
5. Acorde tipo m7(b5) 28
6. Acorde tipo dim 30
7. Acorde tipo 7 34
1 . Acorde tipo 7M/6 20
2. Acorde tipo 7M(#5) 23
3. Acorde tipo m7 24
4. Acorde tipo m7M/6 26
5. Acorde tipo m7(b5) 28
6. Acorde tipo dim 30
7. Acorde tipo 7 34
DIGITAÇÕES ALTERNATIVAS 45
1. Pestanas 45
2. Double stops 49
3. Dedo em alça 51
1. Pestanas 45
2. Double stops 49
3. Dedo em alça 51
ACORDES COM CORDAS SOLTAS 52
POLIACORDES 55
ACORDES HÍBRIDOS 55
ACORDES HOMÔNIMOS 56
ACORDES HÍBRIDOS 55
ACORDES HOMÔNIMOS 56
ACORDES QUARTAIS 57
VOCE SABIA? (CURIOSIDADES HARMÔNICAS) 58
PARTE 1 - PROGRESSÕES HARMÔNICAS 63
ALTERNATIVAS HARMÔNICAS 64
ACORDES DIATÔNICOS 65
1 . Acordes diatônicos ao tom maior 65
2. Acordes diatônicos ao tom menor 66
2. Acordes diatônicos ao tom menor 66
ACORDES DIATÔNICOS NO CICLO DAS QUARTAS 67
RESOLUÇÕES DO TRÍTONO 73
RESOLUÇÕES DO ACORDE DIMINUTO 73
MOVIMENTOS DIMINUTOS 74
TRABALHANDO COM AS INVERSÕES 76
1. Harmonizando notas de acorde 78
2. Harmonizando notas de tensão 79
3. Harmonizando notas de aproximação diatônica 79
4. Harmonizando notas de aproximação cromática 79
RESOLUÇÕES DO TRÍTONO 73
RESOLUÇÕES DO ACORDE DIMINUTO 73
MOVIMENTOS DIMINUTOS 74
TRABALHANDO COM AS INVERSÕES 76
1. Harmonizando notas de acorde 78
2. Harmonizando notas de tensão 79
3. Harmonizando notas de aproximação diatônica 79
4. Harmonizando notas de aproximação cromática 79
PARTE 3 - A CONSTRUÇÃO DE UM ARRANJO EM "CHORD MELODY" 83
1. Melodia 84
2. Melodia a duas vozes (contraponto) 82
3. Harmonia básica 86
4. Re-harmonização por acordes diatonicos 86
5. Re-harmonização por dominantes secundários 87
6. Re-harmonização por dominantes substitutos 88
7. Re-harmonização por com uso de inversões 89
8. Re-harmonização com uso de baixo pedal e acorde diminuto 89
9. Exemplo em Chord Melody 92
2. Melodia a duas vozes (contraponto) 82
3. Harmonia básica 86
4. Re-harmonização por acordes diatonicos 86
5. Re-harmonização por dominantes secundários 87
6. Re-harmonização por dominantes substitutos 88
7. Re-harmonização por com uso de inversões 89
8. Re-harmonização com uso de baixo pedal e acorde diminuto 89
9. Exemplo em Chord Melody 92