NÍVEL I
Prática Instrumental:
Prática Instrumental:
.:escalas na primeira posição, solos em várias posições (até figura 8)
.:acordes básicos e acordes básicos com sétima
.:acordes com pestana , acordes de sétima com pestana.
.:afinação por uníssono, por harmônicos e por oitavas.
.:notas no instrumento em todas as regiões (naturais, # e b)
.:acompanhamento:células rítmicas de acompanhamento de bossa, pop, rock, valsa, etc. .:peças simples na 1a e 2a posição.
Leitura e escrita:
.: notas no instrumento e na pauta;
.:leitura rítmica de semibreve até colcheia com ligaduras, pausas e ponto de aumento (padrões rítmicos I e II);
Percepção:
.:ditados melódicos: grave, médio, agudo. Percepção de tonalidade.
.:ditados rítmicos até colcheia (sem ligadura).
Material didático:
.:acordes básicos e acordes básicos com sétima
.:acordes com pestana , acordes de sétima com pestana.
.:afinação por uníssono, por harmônicos e por oitavas.
.:notas no instrumento em todas as regiões (naturais, # e b)
.:acompanhamento:células rítmicas de acompanhamento de bossa, pop, rock, valsa, etc. .:peças simples na 1a e 2a posição.
Leitura e escrita:
.: notas no instrumento e na pauta;
.:leitura rítmica de semibreve até colcheia com ligaduras, pausas e ponto de aumento (padrões rítmicos I e II);
Percepção:
.:ditados melódicos: grave, médio, agudo. Percepção de tonalidade.
.:ditados rítmicos até colcheia (sem ligadura).
Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como no de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
.:Caderno pautado
.:Método de divisão rítmica (Luiz Chaves) ou similar.
.:Iniciação à leitura e escrita I e II (Maria Lúcia C. Suzigan)
.:Real book / songbooks brasileiros.
.:Método de violão e guitarra, volume 1 (Conrado Paulino)
.:Solos simples de violão (vários autores)
.:La escuela de la Guitarra, Libro I (R. Arenas) (alguns estudos selecionados)
.:Las primeras lecciones de guitarra (J. Sagreras) (alguns estudos selecionados)
.:Arpejos (A. Cano)
.:Solfejo Elementar (Edgar Willems).
.:Album Beatles com playback (Conrado Paulino)
.:Introduction to Acoustic Blues (Kenny Sultan)
.:Caderno pautado
.:Método de divisão rítmica (Luiz Chaves) ou similar.
.:Iniciação à leitura e escrita I e II (Maria Lúcia C. Suzigan)
.:Real book / songbooks brasileiros.
.:Método de violão e guitarra, volume 1 (Conrado Paulino)
.:Solos simples de violão (vários autores)
.:La escuela de la Guitarra, Libro I (R. Arenas) (alguns estudos selecionados)
.:Las primeras lecciones de guitarra (J. Sagreras) (alguns estudos selecionados)
.:Arpejos (A. Cano)
.:Solfejo Elementar (Edgar Willems).
.:Album Beatles com playback (Conrado Paulino)
.:Introduction to Acoustic Blues (Kenny Sultan)
NÍVEL II
Teoria:
Teoria:
.:Construção e aplicação de escalas maiores e menores (jônicas e eólias)
.:Análise e inversão de intervalos.
.:Análise e inversão de intervalos.
Prática Instrumental:
.:Dedilhados das escalas maiores e menores de uma, duas e três oitavas.
.:Acordes X7(9), X7(b9), X7(#9), X7(13), X7(#5), XMaj7(9), Xm7(b5), X7(4)(9), etc.
.:Acompanhamento: outras células (blues, baião, samba, funk, frevo, etc.)
.:Improvisação conforme o "Método de violão e guitarra, vol. 2". Esquemas (regiões) e transportes utilizando escalas jônicas e eólias.
.:Escala pentatônica, escala pentablues, ligados, bend; intervalos no instrumento.
.:Improvisação com um ou dois centros tonais, maiores e/ou menores; fórmulas (digital patterns).
Leitura e escrita:
.: Leitura rítmica de tercina de colcheia e semicolcheia. Padrões rítmicos III.
.:Escrever músicas (divisão e melodia).
Percepção:
.:Ditados melódicos: graus conjuntos, melodias diatônicas.
.:Ditados rítmicos: colcheias, tercina de colcheia e semicolcheia
.:Tirar melodias e/ou acompanhamentos simples "de ouvido"
Material didático:
.:Acordes X7(9), X7(b9), X7(#9), X7(13), X7(#5), XMaj7(9), Xm7(b5), X7(4)(9), etc.
.:Acompanhamento: outras células (blues, baião, samba, funk, frevo, etc.)
.:Improvisação conforme o "Método de violão e guitarra, vol. 2". Esquemas (regiões) e transportes utilizando escalas jônicas e eólias.
.:Escala pentatônica, escala pentablues, ligados, bend; intervalos no instrumento.
.:Improvisação com um ou dois centros tonais, maiores e/ou menores; fórmulas (digital patterns).
Leitura e escrita:
.: Leitura rítmica de tercina de colcheia e semicolcheia. Padrões rítmicos III.
.:Escrever músicas (divisão e melodia).
Percepção:
.:Ditados melódicos: graus conjuntos, melodias diatônicas.
.:Ditados rítmicos: colcheias, tercina de colcheia e semicolcheia
.:Tirar melodias e/ou acompanhamentos simples "de ouvido"
Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como no
de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
.:Método de divisão rítmica (Luiz Chaves) ou similar.
.:Método de violão e guitarra, vol. II (Conrado Paulino).
.:Real book/ Songbooks brasileiros.
.:Licks 1 (Conrado Paulino).
.:Major and Minor (vol. 24) (Jamey Aebersold)
.:Nothing but the Blues (Vol. 2) (Jamey Aebersold)
.:Solfejo elementar (E. Willems)
.:Ritmos brasileiros para violão (Conrado Paulino)
.:Método de Guitarra (A. Cano)
.:Las segundas lecciones de guitarra (J. Sagreras) (alguns estudos selecionados)
.:Fusion (Don Mock)
.:Jazz Rock (Steve Freeman)
.:Hot Lines Series: Blues by Robben Ford.
.:Composições brasileiras para violão solo (vários)
.:Treinamento elementar para músicos (Paul Hindemith)
.:Método de violão e guitarra, vol. II (Conrado Paulino).
.:Real book/ Songbooks brasileiros.
.:Licks 1 (Conrado Paulino).
.:Major and Minor (vol. 24) (Jamey Aebersold)
.:Nothing but the Blues (Vol. 2) (Jamey Aebersold)
.:Solfejo elementar (E. Willems)
.:Ritmos brasileiros para violão (Conrado Paulino)
.:Método de Guitarra (A. Cano)
.:Las segundas lecciones de guitarra (J. Sagreras) (alguns estudos selecionados)
.:Fusion (Don Mock)
.:Jazz Rock (Steve Freeman)
.:Hot Lines Series: Blues by Robben Ford.
.:Composições brasileiras para violão solo (vários)
.:Treinamento elementar para músicos (Paul Hindemith)
NÍVEL III
Teoria:
Teoria:
.:Construir tríades maiores, menores, aumentadas ou diminutas, em todas as inversões.
.:Construir acordes com sétima (X7, XMaj7 e Xm7) em todas as inversões.
.:Escrever e analisar todos os intervalos.
.:Construir campo harmônico jônico em todas as tonalidades.
.:Construção e aplicação de escalas modais.
Prática Instrumental:
.:Construir acordes com sétima (X7, XMaj7 e Xm7) em todas as inversões.
.:Escrever e analisar todos os intervalos.
.:Construir campo harmônico jônico em todas as tonalidades.
.:Construção e aplicação de escalas modais.
Prática Instrumental:
.:Tríades no instrumento:
- maiores fechadas (12)
- menores fechadas (12)
- maiores abertas (24)
- menores abertas (24)
.:Acordes com sétima no instrumento:
- X7 abertura 1 (12), abertura 2 (8) e abertura 3 (4)
- Xm7 abertura 1 (12), abertura 2 (8) e abertura 3 (4)
- XMaj7 abertura 1 (12), abertura 2 (8) e abertura 3 (4)
.:Solo: arranjos para violão e/ou guitarra utilizando tríades abertas ou fechadas.
.:Idem com acordes com sétima.
.:Acordes com sétima harpejados (single note).
.:Apoio com tríades e/ou acordes com sétima.
.:Improvisação: utilizar as cinco regiões das escalas jônicas, eólias, dóricas, mixolidias, pentatonicas e pentablues, em todas as tonalidades; fórmulas.
Leitura e escrita:
.: Leitura rítmica de semicolcheias, sextinas e outras células combinando a figura 16; compassos compostos.
.: Escrever músicas (divisão, melodia e harmonia)
.: Escrever os próprios arranjos solados.
Percepção:
.:Percepção melódica: escalas maiores, escalas menores, 1a , 3a , 5a , 8a.
.:Percepção harmônica: tríades maiores e menores, função tônica e dominante.
.:Percepção rítmica: células combinando figura 8 e figura 16 com pausas, ponto, ligadura e valores irregulares.
.:Tirar acompanhamentos e/ou melodias "de ouvido".
Material didático:
- maiores fechadas (12)
- menores fechadas (12)
- maiores abertas (24)
- menores abertas (24)
.:Acordes com sétima no instrumento:
- X7 abertura 1 (12), abertura 2 (8) e abertura 3 (4)
- Xm7 abertura 1 (12), abertura 2 (8) e abertura 3 (4)
- XMaj7 abertura 1 (12), abertura 2 (8) e abertura 3 (4)
.:Solo: arranjos para violão e/ou guitarra utilizando tríades abertas ou fechadas.
.:Idem com acordes com sétima.
.:Acordes com sétima harpejados (single note).
.:Apoio com tríades e/ou acordes com sétima.
.:Improvisação: utilizar as cinco regiões das escalas jônicas, eólias, dóricas, mixolidias, pentatonicas e pentablues, em todas as tonalidades; fórmulas.
Leitura e escrita:
.: Leitura rítmica de semicolcheias, sextinas e outras células combinando a figura 16; compassos compostos.
.: Escrever músicas (divisão, melodia e harmonia)
.: Escrever os próprios arranjos solados.
Percepção:
.:Percepção melódica: escalas maiores, escalas menores, 1a , 3a , 5a , 8a.
.:Percepção harmônica: tríades maiores e menores, função tônica e dominante.
.:Percepção rítmica: células combinando figura 8 e figura 16 com pausas, ponto, ligadura e valores irregulares.
.:Tirar acompanhamentos e/ou melodias "de ouvido".
Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como no
de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
.:Método de Violão e Guitarra Vol. III (Conrado Paulino)
.:Método de Divisão Rítmica (Luiz Chaves) ou similar.
.:Improvisos (Fernando Mota)
.:Real book/ Songbooks brasileiros.
.:Hot Lines Jazz/Fusion (Conrado Paulino).
.:Gettin'it Togheter (vol. 21), Minor Blues (Vol 57) Herbie Hancock (Vol. 11) e outros(Jamey Aebersold)
.:Solfejo elementar (E. Willems)
.:Ritmos brasileiros para violão (Conrado Paulino)
.:Fusion (Don Mock)
.:Artful Arpeggios (Don Mock)
.:Amazing Phrazing (Jeff Schroedl)
.:Composições brasileiras para violão solo (Garoto, Baden e outros)
.:Treinamento elementar para músicos (Paul Hindemith).
.:Playin' the Blues (Robben Ford)
.:Método de Divisão Rítmica (Luiz Chaves) ou similar.
.:Improvisos (Fernando Mota)
.:Real book/ Songbooks brasileiros.
.:Hot Lines Jazz/Fusion (Conrado Paulino).
.:Gettin'it Togheter (vol. 21), Minor Blues (Vol 57) Herbie Hancock (Vol. 11) e outros(Jamey Aebersold)
.:Solfejo elementar (E. Willems)
.:Ritmos brasileiros para violão (Conrado Paulino)
.:Fusion (Don Mock)
.:Artful Arpeggios (Don Mock)
.:Amazing Phrazing (Jeff Schroedl)
.:Composições brasileiras para violão solo (Garoto, Baden e outros)
.:Treinamento elementar para músicos (Paul Hindemith).
.:Playin' the Blues (Robben Ford)
NÍVEL IV
Teoria:
.:Construir a série harmônica.Teoria:
.:Função dos acordes do campo harmônico, trítono, encadeamento.
.:Dominantes secundários e suas extensões, princípios de harmonia moderna, progressões e cadências. Cadências dominante, subdominante maior, subdominante menor e suas substituições e extensões.
.:Construção e aplicação de escalas tônicas, menores e dominantes.
.:Análise harmônica I.
.:Construção, inversões, distribuição e equivalências de acordes com graus altos.
.:Acompanhamento: apoio I.
Prática Instrumental:
.:Apoio com tríades, tríades substitutas, acordes com sétima e acordes com nona.
.:Improvisação: progressões abrangendo duas ou três escalas de tipos diferentes nas cinco regiões. Combinações de escalas tônicas, menores e dominantes.
.:Inversões e aberturas de acordes Xm7(b5), X7(#11), X7(#5), Xdim,etc.
.:Fórmulas irregulares aplicadas nas escalas e nos arpejos. Idem com acordes com sétima.
Leitura e escrita:
.:Leitura rítmica de valores irregulares e compassos compostos.
.:Escrever músicas (divisão, melodia e harmonia)
.:Escrever os próprios arranjos solados.
Percepção:
.:Percepção melódica: todos os intervalos.
.:Percepção harmônica vertical: tríades maiores, menores, aumentadas e diminutas, tétrades (fechadas, abertas e invertidas)
.:Percepção harmônica horizontal: cadência dominante e subdominante, seqüências dentro do campo harmônico com 2, 4, 6 ou 8 acordes.
.:Percepção rítmica: células combinando figura 8 e figura 16 com pausas, ponto, ligadura e valores irregulares.
.:Tirar acompanhamentos e/ou melodias "de ouvido".
Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como no
de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
.:Progressões Modernas e Cadências (Amilton Godoy)
.:Real Book/ Songbooks brasileiros.
.:A New Approach to Jazz Improvisation (Vol. 1) (Jamey Aebersold)
.:The II-V-I Progression (Vol 3) (Jamey Aebersold)
.:Ten Favorite Standards Solos by Jimmy Raney (Vol. 20) (J. Aebersold)
.:Minor Blues (Vol. 57) (Jamey Aebersold)
.:Herbie Hancock (Vol. 11) (Jamey Aebersold)
.:Melodic First Sight Read (William Leavitt)
.:Melodic Rhytms for Guitar (William Leavitt)
.:Composições brasileiras para violão solo (Garoto, Baden e outros)
.:Cinco Prelúdios (H. Villalobos)
.:26 Estudios para Guitarra (F.Sor) (Revisão de Roberto Lara)
.:12 Composiciones para Guitarra (F.Tarrega) (Revisão de I.Sávio)
.:Treinamento elementar para músicos (Paul Hindemith).
NÍVEL V
Teoria:
.:Regras de construção de acordes, uso das ornamentações, equivalências.Teoria:
.:Rearmonização, retardos, análise harmônica II, campos harmônicos menores.
.:Apoio II (acordes sem tônica), células rítmicas de apoio.
.:Construção de todas as escalas tônicas, menores e dominantes; análise melódico,..escolha de escalas.
.:Articulação, acentuação e ornamentos aplicados à improvisação.
Prática Instrumental:
.:Apoio II, encadeamentos, equivalências.
.:Harmonia com walking bass.
.:Improvisação utilizando as novas escalas em todas as tonalidades, nas cinco regiões,>utilizando oitavas, terças, sextas (double stop) e recursos de articulação.
.:Inversões e aberturas de acordes Xm7(b5), X7(#11), X7(#5), Xdim, etc.
Leitura e escrita:
.:Leitura rítmica e melódica à primeira vista.
.:Escrever músicas (divisão, melodia e harmonia)
.:Escrever os próprios arranjos solados e os improvisos.
Percepção:
.:Percepção melódica: todos os intervalos.
.:Percepção harmônica vertical: acordes X7, Xm7, XMaj7, Xdim, Xm7(b5), etc.
.:Percepção rítmica: células combinando todas as figuras com pausas, ponto, ligadura e valores irregulares.
.:Percepção harmônica horizontal: II_V-I / IV-V-I / IVm-V-I / V>V>I / I-V>II_V / I-V>VI-V / Im-V / Im,IVm / etc. Também SubV e VII dim
.:Escrever melodias "de ouvido", sem o instrumento.
Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como no
de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
.:Real Book/ Songbooks brasileiros.
.:The II-V-I Progression (Vol 3) (Jamey Aebersold)
.:Turnarounds & Cycles (Vol. 16) (Jamey Aebersold)
.:Ten Favorite Standards Solos by Jimmy Raney (Vol. 20) (J. Aebersold)
.:Melodic First Sight Read (William Leavitt)
.:Melodic Rhytms for Guitar (William Leavitt)
.:Tune Up! (Vol. 67) (Jamey Aebersold)
.:Peças selecionadas para violão (Garoto, Belinatti, Baden, etc.)
.:Cinco Prelúdios (H. Villalobos)
.:26 Estudios para Guitarra (F.Sor) (Revisão de Roberto Lara)
.:12 Composiciones para Guitarra (F.Tarrega) (Revisão de I.Sávio)
.:Treinamento elementar para músicos (Paul Hindemith).
.:Solos selecionados para guitarra (Pat Martino, Pat Metheny, George Benson,..Wes Montgomery, Joe Pass, etc.)
NÍVEL VI
Teoria:
.:Construção de blocos de três ou quatro vozes.Teoria:
.:Análise e escolha das escalas em função da harmonia.
.:Articulação, acentuação e ornamentos aplicados à improvisação e arranjo.
Prática Instrumental:
.:Bloco simples, bloco rearmonizado, arranjos para violão e/ou guitarra aplicando a rearmonização, walking bass e condução de vozes.
.:Trabalho de solo, duo, trio ou quarteto.
.:Improvisação em qualquer harmonia.
.:Repertório tocado em várias formações, aplicando todos os recursos teóricos e técnicos adquiridos.
Leitura e escrita:
.:Leitura rítmica e melódica à primeira vista.
.:Escrever músicas sem instrumento (divisão, melodia e harmonia)
Percepção:
.:Percepção melódica: todos os intervalos em tonalidades maiores e menores, com ou sem modulação. .:Percepção harmônica vertical: todos os tipos de acordes com sétima invertidos. Outros tipos na posição fundamental. .:Percepção rítmica: células combinando todas as figuras com pausas, ponto, ligadura e valores irregulares. .:Percepção harmônica horizontal:progressões em tonalidades maiores ou menores, com ou sem modulação.
Material didático:
Aqui estão relacionados tanto os métodos utilizados no curso de violão como
no de guitarra. Note que nem todos são necessariamente imprescindíveis.
.:Real Book/ Songbooks brasileiros.
.:Turnarounds & Cycles (Vol. 16) (Jamey Aebersold)
.:Melodic First Sight Read (William Leavitt)
.:Melodic Rhytms for Guitar (William Leavitt)
.:Álbuns de composições e/ou arranjos de guitarristas (Mike Stern, Scott Henderson, Pat>Martino, Martin Taylor, Joe Pass, etc.)
.:Countdown to Giant Steps (Vol. 75) (Jamey Aebersold)
.:Giant Steps (Vol. 68) (Jamey Aebersold)
.:The Guitar Works of Baden Powell (transcrições de Edmar Fenício)