Tríade
Tríade é um acorde de 3 notas montado sobre uma escala, normalmente a diatônica, com a sobreposição de duas terças. Suas três notas constituintes são a fundamental, nota mais grave e que dá o nome ao acorde, a 3ª, também chamada nota modal, que determina o caráter do acorde (maior ou menor) e a 5ª.
Existem 4 tipos de tríades possíveis de serem montadas a partir das escalas diatônicas maior e menor. São elas:
- Tríade maior: um intervalo de 3ª maior sob um intervalo de 3ª menor, formando o intervalo de 5ª justa entre a primeira e a terceira nota da tríade. É encontrado nos graus I, IV e V da escala diatônica maior e nos graus V e VI da escala menor harmônica.
- Tríade menor: um intervalo de 3ª menor sob um intervalo de 3ª maior, formando o intervalo de 5ª justa entre a primeira e a terceira nota da tríade. É encontrado nos graus II, III e VI da escala maior e nos graus I e IV da escala menor harmônica.
- Tríade diminuta: um intervalo de 3ª menor sob outro intervalo de 3ª menor, formando o intervalo de 5ª diminuta entre a primeira e a terceira nota da tríade. É encontrado no grau VII da escala maior e nos II e VII graus da escala menor harmônica.
- Tríade aumentada: um intervalo de 3ª maior sob outro intervalo de 3ª maior, formando o intervalo de 5ª aumentada entre a primeira e a terceira nota da tríade. É encontrado no grau III da escala menor harmônica.
Todos os acordes seguem um padrão relativo,e nesses casos é necessário obedecer esses padrões. existem dois tipos básicos de acordes: consonantes e dissonantes (ver: Consonância e dissonância). consonantes: acordes básicos normais, que seguem padrões naturais, sem alterações. ex:dó maior. dissonates: acordes com baixos variados, geralmente com a terça como baixo. Mas nesses acordes existem variações,pois também é possivel que a quinta seja o baixo no acorde, nesses casos os acordes são chamados de dissonantes. ex: ré maior com fá sustenido no baixo. existe uma divisão mais complexa dos acordes,classificando-os em quatro tipos de acordes: maior, menor, diminuta e aumentada. maior: acordes com o baixo, terça e quinta justa (normais) menor: baixo e quinta normais, mais a terça é bemol (menor) diminuta: acordes com baixo justo, com terça menor(bemol), quinta bemol, e sétima menor (bemol). aumentado: baixo e terça justas, e quintasustenida (aumentado)
[editar]Tipos
Os acordes podem ser classificados quanto à:
- Nota do soprano: define-se a posição de oitava, de terça ou de quinta a partir do aparecimento dessas notas no soprano.
- Tríade formadora:
- Perfeito maior: quando é formado sobre uma tríade maior.
- Perfeito menor: quando é formado sobre uma tríade menor.
- Imperfeito: quando é formado sobre uma tríade diminuta ou aumentada.
- Tríade formadora:
- Inversão:
- Estado fundamental: a primeira nota formadora do acorde (fundamental) aparece como base do acorde.
- Primeira inversão: a segunda nota formadora do acorde (3ª) aparece como base do acorde
- Segunda inversão: a terceira nota formadora do acorde (5ª) aparece como base do acorde
- Inversão:
- Modo de execução:
- Simultâneo: as notas são executadas ao mesmo tempo.
- Harpejado: as notas são executadas uma após a outra.
- Modo de execução:
- Quantidade de notas: os acordes podem ter 3, 4, 5, 6, etc. notas diferentes em sua formação
[editar]Notação
- Os acordes aparecem notados com a primeira letra maiúscula quando se tratar de um acorde perfeito maior:
- Os acordes aparecem notados com a primeira letra minúscula quando se tratar de um acorde perfeito menor:
- Quando forem acordes diminutos ou aumentados, escreve-se dim ou aum após o nome do acorde:
- dó dim - dó diminuto
- ré aum - ré aumentado
CIFRAS
Outra maneira de notar os acordes é através da cifra, ou notação anglo-saxônica. Nela, os nomes dos acordes são identificados pelas primeiras sete letras do alfabeto, a começar pelo acorde de fundamental lá, que recebeu a denominação A. Para a indicação de acordes menores, faz-se o uso da letra m minúscula após a letra denominativa. No caso do acorde ser diminuto ou aumentado, os símbolos dim, 5° ou 5 dim, no caso dos diminutos, e +, +5 e 5 aum são empregados para os aumentados. Para novas notas acrescentadas ao acorde, coloca-se o número equivalente ao intervalo entre esta nota e a fundamental do acorde, como, por exemplo, o número 7 indicará um acorde com 7ª. Ainda, a depender do intervalo, caso ele seja menor, acrescenta-se um sinal de - antes do número (-7 é a cifra para 7ª menor) ou + para os casos de intervalos aumentados.
- Lá = A
- Si = B (sistema inglês)
- Si = H (sistema alemão), sendo B equivalente a si bemol.
- Dó = C
- Ré = D
- Mi = E
- Fá = F
- Sol = G
- Am = lá menor
- G7 = Sol maior com sétima
- C7M = dó maior com sétima maior
- Dm5+ = ré menor com quinta aumentada
[editar]Acordes de violão
C | D | E | F | G | A | B | |
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Maior | |||||||
Menor | |||||||
7 | |||||||
Menor7 | |||||||
sus4 | |||||||
7#9 | |||||||
7add9 | |||||||
5 |